O moveIlhéus é um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Motor – GEPECOM da Universidade Estadual de Santa Cruz que objetiva formar uma base de conhecimentos capaz de fornecer indicadores que auxiliem a leitura e o entendimento dos hábitos para a prática de atividade física no Município de Ilhéus. Serão consideradas as práticas como exercício físico e as práticas relacionadas às atividades do cotidiano nos ambientes ocupacionais, doméstico e deslocamentos na cidade.

Estes indicadores serão importantes para entender as dificuldades e potencialidades para tornar Ilhéus uma cidade mais ativa, onde cidadãos e espaço urbano se relacionem de maneira saudável e sustentável.

Os indicadores serão compostos por métricas objetivas e subjetivas. Dentre as medidas objetivas destacam-se as medidas populacionais, das construções, de uso do espaço, de acessibilidade, de espaços verdes e de medidas compostas. Dentre as medidas subjetivas destacam-se as percepções individuais sobre o bairro e/ou espaços da cidade relacionadas à segurança no trânsito, acessibilidade, estética, funcionalidade e criminalidade.

Para tanto, utilizaremos uma metodologia participativa que integra a coleta dos dados pela internet, por meio da plataforma MoveIlhéus, e pessoalmente, por meio de pontos de coletas oferecidos em espaços públicos específicos na cidade.

Neste site e em nossas redes sociais as informações serão constantemente atualizadas para que todos possam acompanhar a construção e evolução destes indicadores. Nossa expectativa é criar um banco de dados robusto e fiel do contexto de Ilhéus que possa ser utilizado para propostas de melhoria dos espaços, melhoria da mobilidade das pessoas na cidade e, principalmente, favorecer cada vez mais adeptos à prática de atividade física.

Quer morar em uma cidade

mais ativa?

Participe do projeto MoveIlhéus.

Ajude-nos a conectar o comportamento, a experiência e o espaço urbano! Participe como voluntário de pesquisa na Plataforma MoveIlhéus e receba um relatório com dicas, informações e o resultado de seu nível de atividade física com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O que nós fazemos?

Avaliação do nível de atividade física

Oferecemos a classificação e o monitoramento do nível de atividade física conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde após o preenchimento da pesquisa.

Avaliação da percepção do espaço urbano

Oferecemos a oportunidade de opinar sobre os espaços da cidade, considerando a percepção estética, da acessibilidade, da segurança e da mobilidade urbana.

Avaliação de boas práticas e proposições para o planejamento urbano de Ilhéus

Com as informações sobre a percepção dos espaços da cidade, podemos elaborar, baseado em experiências positivas e boas práticas, propostas efetivas para a implantação de programas e infraestrutura na cidade.